O ESPAÇO

  • Acompanhe

O ESPAÇO

Há um tempo, tenho o desejo de ter um espaço em que pudesse disseminar o trabalho do psicólogo escolar e educacional, de modo prático e responsável. Além de trocar experiências e informações acerca do universo infantil e das relações que ele possibilita.

Empresto as palavras de Janusz Korczak para explicar um pouco do que estamos propondo aqui:

Aos adultos:

“Vocês dizem ainda: ‘Cansa-nos, porque precisamos descer ao seu nível de compreensão’. Descer, baixar-se, inclinar-se, ficar curvado. Estão equivocados: Não é isso que nos cansa, e sim, o fato de termos de elevar-nos até alcançar o nível dos sentimentos das crianças. Elevar-nos, subir, ficar na ponta dos pés, estender a mão, para não machucá-las”.

(Janusz Korczak, “Quando eu voltar a ser criança”, 1981).

Não conseguiria melhor conselho que este para me dirigir aos nossos leitores adultos. Com a ideia de sensibilizar e convidar pais e toda a comunidade escolar a “elevarem-se” ao nível das crianças e tentar ouvi-las verdadeiramente, é que surge o “Ouvindo Crianças: para (re)conhecer, olhar e escutar as crianças”.

“Ouvindo crianças” vem para marcar um trabalho realizado no âmbito da Psicologia Escolar e Educacional, em que o ponto de vista da criança é especialmente valorizado. Trata-se de um serviço de Consultoria em Psicologia e Educação para instituições de ensino e famílias de crianças de 0-10 anos sobre assuntos que façam intersecção entre psicologia e educação.

Longe de ser um guia ou manual, muito menos oferecer métodos e técnicas infalíveis de como fazer ou agir, toma o desenvolvimento psicológico da criança como tema principal, com a intenção de abrir novos debates, reflexões e possibilitar trocas de diferentes pontos de vista.

Toda a comunicação é voltada para vocês, adultos interessados neste universo, seja porque são pais ou porque trabalham com este público, como psicólogos, professores, gestores, monitores, recreacionistas, etc..

Aqui vocês encontrarão não só descrições de trabalhos que desenvolvemos na área de Psicologia e Educação, como também reflexões e pensamentos sobre os temas que fazem parte do universo das crianças, com dicas de livros infantis, passeios, organização de espaços físicos, entre outras coisas.

Todos e todas estão convidados a debater, ensinar e aprender conosco.

Naveguem à vontade e nos ajudem a melhorar e a direcionar os temas, por meio do nosso contato ou pelos comentários dos posts.

SEJAM BEM-VINDOS! Agradecemos a visita e a oportunidade de trocas!