Momento Mãe

  • Acompanhe

Sobre as dores e as delícias de ser mãe…

4 junho, 2017, Paula Saretta Momento Mãe 0


Sobre as dores e as delícias de ser mãe…

POR Paula Saretta*

É difícil ser mãe, né? Ser mãe dói. De amor, de saudade, de culpa, de vontade de proteger, de achar que deve deixar ir. Dói ter que escolher os caminhos por eles quando pequenos. Dói achar que eles vão seguir seus próprios caminhos um dia sem que a gente consiga intervir. Dói desde a gravidez. As costas, as pernas, os braços, a cabeça, o coração, o bolso! rs

Se tiver que resumir o que sinto na maior parte das vezes, é isso: ser mãe é uma dor que nos transforma, nos preenche, nos faz pessoas melhores. Mas não deixa de ser uma dor. Dor que nos acompanha. Uma dor que se junta ao medo tantas vezes… E aumenta nossa dor.

Ser mãe é algo mágico e especial sim. Nada se compara. Nada que vivemos antes de sermos mães pode ser igualado à este sentimento. 

Ah… Eles são a nossa melhor parte. Nossa esperança. Nosso sonho. O que nos move, o que nos tira do lugar conhecido, organizado, sensato, sem graça. Ele nos dão graça! É isso! Eles nos enchem de graça. Graça – vocábulo que deriva de grato – agradecido.

Sim! Agradecemos por aqueles sorrisos e aquelas mãozinhas no nosso ombro. Agradeço meus filhos por me permitirem viver isso todos os dias. Agradeço, todos os dias, em silêncio e com um sorriso manso de plenitude.

___

*Paula Saretta é psicóloga. Doutora em Educação pela Unicamp. Mestre em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas e aperfeiçoada em Queixa Escolar pela USP. Formadora de professores e consultora em Educação e Psicologia. Fundadora do site/blog Ouvindo Crianças.