Momento Psicóloga

  • Acompanhe

Ouvir a criança não é fazer o que ela quer!

18 julho, 2013, Paula Saretta Momento Psicóloga 18


Ouvir a criança não é fazer o que ela quer!

POR Paula Saretta*

Dias atrás me deparei com uma reportagem que dizia, logo no título, de dez situações em que não caberia ouvir a opinião das crianças. Dito com todas as letras no texto: a decisão final, sobre qualquer assunto, é dos pais, mesmo que ela fique irritada e com raiva. Ou seja, a reportagem ensinava os pais a não ceder aos apelos emocionais de seus filhos e a não ouvi-los, uma vez que são apenas crianças.

Certamente não é da mesma coisa que falamos aqui.. e ali, na reportagem. O nosso “ouvir” não tem nada a ver com não resistir às chantagens, para depois fazer o que a criança mandar.

Muito pelo contrário, falamos, basicamente, de respeitar o que elas [as crianças] sentem.

Assim como nós, adultos, as crianças não podem evitar sentir o que sentem. Elas podem aprender a reconhecer seus sentimentos para conseguir aprimorar, aos poucos, seu autocontrole. Mas, para isso, precisam da ajuda dos adultos: pais, professores, tios, avós, etc..

Ouvir, no sentido que desejamos aqui, significa tornar-se aliados deles, colocando-se no lugar deles cada vez que demonstrarem algum tipo de desconforto emocional ou estiverem muito irritados e com raiva.

Minimizar as situações de estresse ou desconsiderar qualquer sentimento não nos parece uma boa estratégia.

Isso quer dizer que apesar de ser bem difícil ver seu filho angustiado com alguma questão, frases do tipo: “isso não é motivo para chorar” ou “não há motivo para sofrer porque não vamos na festa”, por exemplo, podem fazer com que ele sinta que ninguém o entende e, consequentemente, fazê-lo sofrer ainda mais. Se ele sofre, há, sim, um motivo. Não são os mesmos que os seus, mas eles existem para ele.

É difícil mesmo. Nem sempre falaremos a coisa certa, na hora certa. Mas esse é um exercício contínuo.

Para nos colocar no lugar deles, precisamos, antes de mais nada, reconhecer as nossas angústias. O que sentimos ao ver que nosso filho, por exemplo, quer ganhar mais um brinquedo que você não pode dar? Quer ir numa festa que vocês não podem ir ou não foram convidados? Quer encontrar um amigo que está distante?

É compreensível que você fique irritado com o nervosismo dele… E ainda ache que seu filho nunca está satisfeito com nada, que está exagerando, etc..

Mas, tudo isso pode ser só mais um desejo! Desejo de que algo que ele gostaria muito, acontecesse. Nós sabemos muito bem que existe uma grande diferença entre desejar, querer e ter, não é mesmo?

Antes de mais nada: acalme-se! Tente evitar confrontos diretos, faça com que ele se sinta simplesmente compreendido: “nossa, filho, você gosta mesmo do seu amigo. É triste mesmo não poder encontrá-lo quando a gente quer, né?”

Muitas vezes, simplesmente acolhendo aquele sentimento, reconhecendo… Não ignorando, nem subestimando… Algo como “entendo porque está com raiva. Já me senti assim algumas vezes também…” pode funcionar muito mais do que  um discurso irritado, pedindo que ele “pare” de sentir algo… Já pensou nisso? Pensem juntos: o que vocês podem fazer para melhorar a situação?

É desse “ouvir” atento que falamos. Da sensibilidade de reconhecer os sentimentos dos pequenos para que eles sintam-se verdadeiramente compreendidos.

Se assim fosse, provavelmente NÃO precisaríamos ter uma reportagem explicando aos pais que são eles que mandam na relação e, pior, que as opiniões dos seus filhos são irrelevantes, que não devem ser ouvidas na maioria das situações. Não acha?

 _________

* Paula Saretta é psicóloga. Doutora em Educação pela Unicamp. Mestre em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas. Aperfeiçoada em Queixa Escolar pela USP. Formadora de professores e Consultora em Psicologia e Educação. Fundadora do site/blog Ouvindo Crianças.

  • Fernando Brandão

    Muito legal esse texto! Parabéns!

  • http://www.endocrinonews.blogspot.com Patricia Baines Gracitelli

    Muito bom, Paulinha! É muito difícil saber o que falar na hora certa. Muitas vezes, menosprezamos o que esses pequenininhos sentem…

    • http://ouvindocriancas.com.br Paula Saretta

      Obrigada Paty! Fiquei muito feliz que gostou. É isso mesmo, reconhecer e tentar entender o que eles estão sentindo, faz muita diferença!

  • Dina

    Paula,parabens pelo texto,Ouvir a crianca ou o adulto e bastante dificil.!!!

    • http://ouvindocriancas.com.br Paula Saretta

      Obrigada! É difícil mesmo, um exercício constante, né? muitos beijos

  • Kalini

    Com certeza!! Sempre faço isso com meu filho e garanto que FUNCIONA! Ele entende perfeitamente quando não pode algo .. basta eu explicar o porque, se eu falar: Não pode! Ele pergunta logo: Porque não pode? Então não uso mais esses termos. Já explico logo o porque, abraçando e acolhendo e entendendo os motivos dele.

    • http://ouvindocriancas.com.br Paula Saretta

      É isso aí!! Muito legal, Kalini!!! Obrigada pela sua contribuição! um beijo

  • Gisa Hangai

    É isso mesmo! Ouvir não significa fazer a vontade. Quando nos colocamos no lugar da criança abrimos espaço para o diálogo e ajudamos a trabalhar as frustrações. Criando esse hábito desenvolvemos um relacionamento de confiança com nossos filhos e no futuro teremos um lugar garantido nas conversas mais importantes. Muito bom, como sempre! Abraços, Gisa Hangai – Blog Mãe bacana

    • http://ouvindocriancas.com.br Paula Saretta

      Isso mesmo, Gisa!!! Exatamente!!!! Um lugar de confiança que vai sendo conquistado todos os dias! Obrigada novamente pela sua participação! beijo grande

  • Paola Vicente

    Professora Paula!!!! que orgulho

  • Pingback: Entendendo as crianças | Bem Querer Parto Domiciliar()

  • Fabiana Furlan

    Perfeito! Devemos ouvir sim nossos filhos, mas não fazer tudo que eles querem!

  • Larissa de Carvalho

    E, muito importante a criança sente que seu sentimento é repeitado, além de tudo isso!!! Muito obrigada pelos esclarecimentos…

  • Pingback: [NEWSLETTER] Um convite + muitos links interessantes - Carolina Nalon()

  • Isabella Bovendorp

    Lindo Paula!