Dicas de livros infantis

  • Acompanhe

Filho, vamos brincar de misturar histórias de novo?

9 janeiro, 2013, Paula Saretta Dicas de livros infantis 0


Filho, vamos brincar de misturar histórias de novo?

POR Paula Saretta*

A figura de um pai sisudo e sério, exclusivamente provedor e que pouco percebe as necessidades dos filhos parece cada vez mais coisa do passado. Quando refleti sobre o papel dos adultos nas brincadeiras das crianças num post recente, um casal de amigos queridos, Michelle e Bruno, logo manifestaram-se e disseram que são pais muito participativos nas brincadeiras das crianças. “Especialmente o Bruno (o pai)”, disse orgulhosa a esposa.

Bruno contou algumas de suas brincadeiras com seu filho Gabriel e ainda completou: “teve um dia que eu estava de terno agachado atrás de um muro brincando de esconder… Os vizinhos que chegavam no prédio e viam a cena, caiam na gargalhada….”.

Bruno é advogado, 33 anos, casado com Michelle (psicóloga) e pai de 2 filhos, Gabriel (3 anos) e Manuella (1 ano). Eles têm o costume de contar histórias todas as noites para seus filhos. Uma das noites, Gabriel começou a misturar histórias e personagens e os pais resolveram incentivá-lo a continuar e, a partir daí, todas as noites Gabriel conta histórias incríveis com personagens inusitados.

Inventar histórias se tornou a brincadeira preferida deles. Vejam uma delas:

 Os três porquinhos e o Tiranossauro Rex: amigos inseparáveis 

Criado por Gabriel Rozado, 3 anos.

Narrado e incentivado por Bruno Rozado, seu pai.

Os três porquinhos são grandes amigos do tiranossauro rex, que tem como prato preferido… Adivinhem? O lobo mau! Assim, toda vez que o lobo chega na casa de tijolos, os porquinhos ligam para o Tiranossauro rex pedindo ajuda e ele corre atrás do lobo.

Aí o lobo foge para a floresta e vai até a casa da vovó da chapeuzinho vermelho. O tiranossauro, então, fica amigo do “caçador” e os dois correm atrás do lobo mau. No final todos ficam felizes… para sempre!

Como os livros são ilustrados, Bruno costuma pegar todos que Gabriel vai citando e começa a simular a conversa entre os personagens. Daí a brincadeira vai longe e novos enredos começam a ser criados.

Quando Bruno contou que brincava de trocar os enredos das histórias infantis, logo lembrei de um livro que gosto muito e é altamente recomendável para crianças em diferentes faixas etárias. O livro chama-se “Que história é essa?” (em três volumes), do autor e ilustrador paulista Flávio de Souza, editado pela Companhia das Letras. Flávio foi o criador e roteirista das séries “Mundo da lua” e “Castelo Rá-Tim-Bum”.

Nos 3 volumes do livro “Que história é essa?”, Flávio brinca com personagens secundários dos contos de fadas. Por exemplo: a história de Chapeuzinho Vermelho é contada pelo caçador (lembram-se dele?). O autor descreve o livro como sendo “construído um pouco à maneira dos jogos eletrônicos: se o leitor entrar na história de Cinderela por uma porta “errada”, vai olhar a mesma história pelos olhos do lagarto que se transformou em criado: tudo muda, mas a essência da história permanece inalterada”.

Vale a pena não só para pais criativos, como Bruno e Michelle, mas também para todos que quiserem brincar de mudar o enredo das histórias e, principalmente, se divertirem muito com seus filhos.

 

Você também tem sugestões de brincadeiras interessantes com as crianças? Adoraremos receber suas indicações e compartilhar por aqui, nos escreva: paula@ouvindocriancas.com.br.

________

* Paula Saretta é psicóloga. Doutora em Educação pela Unicamp. Mestre em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas. Aperfeiçoada em Queixa Escolar pela USP. Formadora de professores e Consultora em Psicologia e Educação. Fundadora do site/blog Ouvindo Crianças.