Momento Psicóloga

  • Acompanhe

Para que ler para crianças pequenas?

20 novembro, 2012, Paula Saretta Momento Psicóloga 5


Para que ler para crianças pequenas?

POR Paula Saretta*

Recentemente li uma notícia que me fez parar e refletir. A reportagem dizia que apesar de 98% dos brasileiros considerarem importante ou muito importante incentivarem as crianças de até 5 anos a ler, na prática, menos de 40% dos entrevistados, de fato, liam para seus filhos.

Estamos falando de crianças pequenas, que ainda, em sua grande maioria, não leem (no sentido de decodificação). Portanto, parece óbvio que um leitor mais experiente (adulto ou uma criança maior), leia para elas.

Não entendo que seja para prepará-las para a alfabetização, como muitos defendem, nem porque no futuro elas podem tornar-se leitoras e assíduas frequentadoras de livrarias. Mas sim, pelo fato de que liberta nossa mente para novos voos e nos alimenta… até a alma!

Liberdade para imaginar, para viver outros personagens, possibilidade de colocar-se no lugar do outro, de entender o que está sentindo, aprender que nossos sentimentos têm nomes próprios e que não estamos sozinhos nessa…Ler para enfeitar a nossa mente de lindas e diferentes imagens.

Porque apropriar-se da leitura e da escrita traz um efeito emancipador e libertador sempre.

Podemos dar nomes mais científicos e chamar tudo isso de letramento. Há pouco tempo (historicamente falando), este termo surgiu na educação para complementar a ideia de alfabetização.

Talvez alguns de vocês já tenham até ouvido falar. Mas para aqueles que não sabem do que se trata, coloco aqui uma breve explicação de como compreendo esses dois termos.

A alfabetização, velha e conhecida de todos nós, entendemos como uma etapa com começo-meio-fim que dura dos 5 aos 8 anos de idade, mais ou menos. Já o letramento pode ser entendido como práticas sociais da escrita ou como a condição que adquire uma pessoa como consequência de ter se apropriado da escrita e de suas práticas sociais, como a escrita de bilhetes, textos diversos, leitura de jornais, embalagens, etc…etc…etc… (definição que compartilhamos de uma educadora mineira chamada Magda Soares).

O que isso quer dizer? Que se apropriar da leitura e da escrita num mundo como o nosso, além de ser fundamental para ações cotidianas, também nos torna pessoas mais críticas. Pessoas capazes de compreender, de questionar o que escutamos, de saber argumentar com propriedade e, assim, serem respeitados como cidadãos de direitos.

Assim como apareceu na pesquisa, acho difícil que um pai ou mãe digam que não querem ter filhos leitores e interessados em aprender. Tomar gosto pela leitura e escrita: é isso que desejamos para todos! Não é mesmo?

Mas desejar não basta! É preciso olhar para si e ver qual o valor que você atribui a tudo isso. Você, adulto-leitor, gosta mesmo de ler? Digo: dedicar-se à leitura com prazer?

Se não houver prazer associado, dificilmente será criado um valor de importância para a leitura.

Faça este mesmo raciocínio ao escolher a escola para seu filho. Verifique se a escola entende ler/escrever do modo como tentamos defender aqui: muito mais do que uma obrigação de grade curricular ou restrita às aulas de português. Conheça a biblioteca e os projetos voltados para incentivar a leitura, observe se há interesse em seu filho quando precisa ler um livro na escola, etc..

Ler para as crianças pequenas é possibilitar que elas conheçam a riqueza do mundo, para depois escreverem sua própria história.

 _______

* Paula Saretta é psicóloga. Doutora em Educação pela Unicamp. Mestre em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas. Aperfeiçoada em Queixa Escolar pela USP. Formadora de professores e Consultora em Psicologia e Educação. Fundadora do site/blog Ouvindo Crianças.

  • claudia duarte

    Adorei!o lucas adora ler e repres3entar!isso aos 2anos de idade!

  • Francieli

    Paula td bem? Queria que vc me indicasse um livro que falasse sobre amizade. Minha filha tem 7 anos. bjs o obrigada